Topo

Mar da Galileia: onde Jesus caminhou sobre as águas

Monte das Bem-aventuranças

MONTE DAS BEM-AVENTURANÇAS - NAZARÉ

A Moisés foi dada a missão divina de estender o cajado e apartar as águas do Mar Vermelho para conduzir o seu povo recém libertado da escravidão imposta aos egípcios por quatro séculos e conduzi-los rumo à Terra Prometida. A passagem é narrada na Bíblia no Antigo Testamento, em Êxodo 14:21: “Moisés estendeu sua mão sobre o mar e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. Historiadores especulam que o milagre poderia ter acontecido treze a quinze séculos antes do nascimento de Jesus Cristo.

Jesus, por sua vez, como o filho de Deus, protagonizou outro milagre sobre as águas, desta vez envolvendo o Mar da Galileia, quando tinha por volta de 27 anos, na trigésima primeira semana do seu ministério. O milagre está descrito em Mateus 14:22–33, Marcos 6:45–52 e em João 6:16–21, no Novo Testamento.

De acordo com a narrativa bíblica, logo após curar doentes e operar o milagre da multiplicação dos pães e peixes para alimentar 5.000 pessoas que se aglomeraram para ouvir a sua pregação, Jesus enviou seus discípulos por barco até a margem oposta do Mar da Galileia, ficando sozinho para orar, pois havia acabado de receber a notícias sobre a morte de João Batista.

Quando o barco já estava no meio do seu trajeto, uma forte tempestade se formou e os discípulos ficaram aterrorizados com medo de morrerem. Jesus, no entanto, veio ao encontro deles, caminhando sobre as águas e os tranquilizando. Neste mesmo episódio, Pedro, um dos apóstolos, pediu para caminhar sobre as águas também e Jesus assim o permitiu. Entretanto, assim que Pedro começou a andar sobre o Mar Vermelho se assustou com o vento forte e as ondas altas e ao ver abalada a sua fé, começou a afundar. Jesus estendeu a mão e o salvou.

Você sabia que o Mar da Galileia não é mar?

Muita gente não sabe, mas o Mar da Galileia na realidade não é mar – é um lago de água doce, que na região é também conhecido como Lago de Genesaré, Mar de Quinerete ou, ainda, Mar de Quinerete.

Alimentado pelo rio Jordão, o Mar da Galileia tem apenas cerca de 20 km de comprimento e 13 km de largura e é um dos destinos mais recomendados para quem busca sentir a energia daquela região e sua importância histórica nas passagens bíblicas de Jesus. É um dos locais mais sagrados para os cristãos, com várias menções no Novo Testamento.

Galileia: onde Jesus iniciou seu ministério e operou muitos milagres

Nascido em Belém, Jesus cresceu em Nazaré, mas a maior parte do seu ministério público ocorreu na Galileia, especialmente em Nazaré e Cafarnaum.

A Galileia era na época uma região conhecida pelo seu centro comercial e por ter uma grande população de judeus. O “Primeiro Ministério da Galileia” ocorreu após o batismo de Jesus e sua permanência no deserto da Judeia por 40 dias.

Muitos foram os milagres realizados por Jesus no local – ele curou os doentes, expulsou demônios e ensinou as pessoas sobre o Reino de Deus. Alguns exemplos de milagres incluem a cura do filho do oficial real (João 4:46-54), do paralítico (Marcos 2:1-12) e do homem com a mão atrofiada em uma sinagoga (Marcos 3:1-6).

A Galileia também foi o local onde Jesus escolheu seus primeiros discípulos e apareceu para eles antes de ascender ao céu.

Conheça mais sobre a Galileia e suas atrações

Situada na região norte de Israel, em uma região montanhosa e fértil, a Galileia se estende do Monte Carmelo até o Vale do Jordão. Abaixo, você poderá conferir um pouco mais sobre os locais mais importante desta região

Monte Carmelo

O Monte Carmelo, mencionado na Bíblia, fica no norte de Israel, próximo ao Mar Mediterrâneo. Este monte possuía um altar dedicado a Deus e foi palco de um grande confronto entre o profeta Elias e os profetas de deuses falsos.

Elias foi um servo de Deus que viveu em Israel no tempo do rei Acabe e seu filho Acazias, aproximadamente no ano 900 a.C. . Fez milagres e ficou famoso por ter levado o julgamento à nação de Israel por sua adoração a deuses pagãos, em particular Baal, conhecido historicamente como deus da tempestade, chuva e fertilidade.

Segundo as escrituras, Elias tinha as chaves do poder selador do sacerdócio e foi arrebatado para o céu em um carro de fogo. Seu sucessor foi Eliseu, que ele próprio encontrou arando o campo e jogou sua capa sobre ele.

Vale do Jordão

O Vale do Jordão está localizado no Oriente Médio, se estendendo desde o Mar da Galileia até o Mar Morto. É uma região rica em recursos naturais, como água e minerais, e tem sido um importante centro de comércio e agricultura por milhares de anos.

É considerado uma das regiões mais importantes de Israel e é conhecido por sua beleza natural e importância histórica. Mencionado várias vezes na Bíblia, o Vale é aclamado como um local sagrado para muitas pessoas.

Monte das Bem-aventuranças

Localizado ao norte de Israel, próximo ao Mar da Galileia, o Monte das Bem-Aventuranças é um local sagrado para os cristãos.

De acordo com a Bíblia, é onde Jesus teria pregado o Sermão da Montanha, considerado um dos discursos mais importantes de sua vida. O Sermão da Montanha contém as chamadas bem-aventuranças, que são uma série de declarações sobre as bênçãos que Deus concede aos fiéis. O Monte das Bem-Aventuranças, na Galileia, é um lugar de peregrinação para muitos cristãos, também conhecido por sua beleza natural e importância histórica.

Cafarnaum

Cafarnaum é citada na Bíblia porque foi a cidade onde Jesus iniciou seu ministério. Em Mateus 9:1, há menção de que Cafarnaum era a “sua própria cidade” e “o lugar onde ele tinha uma casa” (Marcos 2:1). Em um episódio, Cafarnaum também foi citada e repreendida por Jesus em funçãoda falta de fé de seus habitantes, que não se arrependeram apesar dos milagres que ele operou naquela cidade (Mateus 11:23-24).

Nazaré

Nazaré é considerada uma cidade sagrada para os cristãos e está localizada na região da Galileia. Hoje, é a chamada En-Nâzirah, uma cidade bastante moderna, considerada o maior polo do norte de Israel. Jesus passou toda a sua infância ali, junto com os pais, José e Maria. Sua mãe inclusive nasceu ali.

Em Nazaré, dois locais são essenciais para visitação do turista ou peregrino, do ponto de vista histórico e religioso:

Basílica da Anunciação

A Basílica da Anunciação, em Nazaré, também conhecida como Igreja da Anunciação, foi construída no local onde, segundo a tradição católica, ocorreu a Anunciação (anúncio feito pelo Arcanjo Gabriel à Virgem Maria de que ela seria a mãe de Jesus Cristo).

A Anunciação aconteceu quando Maria estava retirando água de um poço próximo, o local onde foi construída a atual Basílica, finalizada em 1969. No local, anteriormente, foram construídas outras igrejas, que datam do século IV d.C..

A igreja é considerada um dos locais mais sagrados do cristianismo e é um importante destino de peregrinação. A igreja contém duas partes: a parte superior é onde está localizada a principal santuário e a parte inferior contém uma gruta que é considerada o local onde Maria teria vivido com José e onde o anúncio teria ocorrido.

Basílica de São José

A Basílica de São José é outraigreja católica em Nazaré. Foi construída em 1914 sobre as ruínas de uma igreja bizantina do século V d.C., tendo sido dedicada à memória de São José, pai terreno de Jesus e patrono dos trabalhadores e da família.

Acredita-se que as igrejas tenham sido construídas no exato local onde ficava a carpintaria de José.

A igreja atual possui um estilo neo-romântico, com pinturas exuberantes em suas abóbadas, representando as cenas da vida da Sagrada Família. No subsolo, é possível encontrar vestígios de construções anteriores, como uma cisterna, uma prensa de azeite e uma caverna, que podem ter sido utilizados como refúgio por cristãos no passado.

Conheça nos links abaixo mais detalhes sobre a nossa programação para estes e outros locais sagrados:

https://terrasanta.com.br/pacote/circuito-terra-santa-em-portugues/

https://terrasanta.com.br/pacote/circuito-terra-santa-evangelico/

Rubens Lacorte, 57, é jornalista, redator institucional, professor e tradutor intérprete. Apaixonado pelo setor turístico, há 10 anos está à frente de vários projetos da área de marketing da Holding Viajar e há mais de três décadas acumula experiências de viagens a lazer, estudo e trabalho no Brasil e exterior.